Insatisfeito com o contrato da banda, Bill Ward, o baterista do Black Sabbath, ameaçou não participar da gravação do próximo álbum e dos shows de reunião do grupo britânico. “Sou incapaz de continuar a não ser que um contrato ‘assinável’ seja feito; um contrato que reflita com com alguma dignidade e respeito para mim enquanto um membro original da banda”, escreveu Ward em seu Facebook nesta quinta (2). “Por mais que eu queira tocar e participar, também tenho que lutar por algo e não assinar”.
Bill Ward acrescentou que, se assinar o contrato, perderá seus “diretos, dignidade e respeito enquanto um músico de rock”. Ele faz questão de dizer que sua indignação não é motivada por dinheiro. “Gostaria de algo que me reconhecesse e refletisse as minhas contribuições para a banda”.
Em 11/11/11, o Black Sabbath anunciou seu retorno aos palcos com a formação original como headliner do Download Festival, e um álbum de inéditas produzido por Rick Rubin para o segundo semestre de 2012.
No começo de janeiro, o guitarrista Tony Iommi foi diagnosticado com câncer linfático, mas a banda assegurou que a doença do integrante não vai atrapalhar as gravações do novo disco.