A cerveja é consumida desde os tempos anteriores a Jesus Cristo. Entretanto, sua popularização começou na Idade Média e a tradição se mantêm forte até os dias atuais, em todos os cantos do planeta.
As pessoas bebem para se divertir, para comemorar, relaxar, ‘afogar as mágoas’ ou simplesmente porque estão com sede. Quando chega o final de semana, é o momento de todos irem aos bares (ou ficar em casa em tempos de pandemia) e curtir a folga.
Visando enaltecer o etílico de cevada maltada, se criou, na Califórnia, Estados Unidos, o Dia Internacional da Cerveja. É celebrada toda primeira sexta-feira de agosto em vários cantos do Planeta Terra. Inclusive, no Brasil.
A cerveja já foi tema de muitas músicas de vários estilos, sempre mostrando a importância dela em festas e eventos e o quão as pessoas a adoram.
No heavy metal, não poderia ser diferente. Neste especial, o Portal do Inferno, selecionou 10 canções que falam da cerveja, que é muito preferida entre os headbangers e em shows (principalmente no underground).
Aqui há bandas que falam não só bem dela, mas os problemas morais que elas causam em determinadas famílias e ciclo de amigos e também as tão odiadas ressacas. Estas, que o bêbado promete que não vai mais beber, para não sentir mais aquela dor de cabeça insuportável, mas passa um tempo, já quer voltar a encher o copo.
Então, a todos, um Feliz Dia Internacional da Cerveja!!
Confira:
1. Tankard – King of Beer
Em 2000, o Tankard lançou o consagrado King of Beer. Um divisor de águas na carreira dos alemães. Antes, os álbuns eram thrash metal old school e este mostrou um som mais moderno e com uma identidade própria do grupo oriundo de Frankfurt. Um vocal menos rasgado, linhas de guitarras mais melódicas e menos riffs. Para muitos o melhor álbum da banda.
De fato, o 8° ‘full-lenght’ é bem agradável de escutar. Do início ao fim. O destaque fica para a faixa-título que é auto explicativa.
2. Koorpiklaani – Beer, Beer
Uma das bandas mais divertidas de folk metal, o Koorpiklaani é mais uma que enaltece não só a cerveja, como qualquer bebida etílica.
Impossível ficar parado ouvindo o bom e criativo som dos finlandeses!
No segundo álbum de estúdio, Voice of Wilderness (2005), há a canção ‘Beer, Beer’, que fala que a todo momento queremos uma cerveja. Seja para descansar, trabalhar, curtir a vida ou esquecer o problema. Cerveja, sempre.
3. Motörhead – Beer Drink and Hell Raisers
O Motörhead, com o saudoso Lemy Kilmister, foi uma banda que sempre exaltou o lema: sexo, drogas e rock n’ roll.
O vocalista e baixista, famoso por seu bigode e verruga, parecia sempre estar bêbado e de bom humor.
Um pouco do lema deles está na regravação que fizeram de Beers Drinkers & Hell Raisers (originalmente do ZZ Top) e lançaram em um EP em 1980.
4. Ratos de Porão – Beber até morrer
O conceituado álbum ‘Brasil’ de 1989, tem ganhado destaque cada vez mais por tratar de temas que seguem atuais. As letras abordadas parece que falam do atual cenário brasileiro e não de 1989. O que nos faz pensar que pouco mudou de lá para cá.
O destaque aqui fica para o ‘Beber até morrer’, que aborda a situação do povo em relação a corrupção e aos desmandos dos governos. Estes preferem beber para esquecer os problemas. Embora, possa ter uma sensação boa ao estar com amigos no bar, por exemplo, isto pode trazer consequências danosas: como problemas no fígado e alcoolismo.
A letra aborda o exagero no consumo de álcool e o quão danoso pode ser para uma pessoa. E os problemas sociais não se vão com algumas horas no bar.
5. Alestorm – Drink
Outra banda divertida de folk metal da atualidade é Alestorm. Os escoceses com o seu jeito extravagante gostam de relembrar a época das navegações e a vida (fantasiosa) que os piratas levavam: festa e bebedeira.
No quarto álbum dos britânicos, ‘Sunset on the golden age’, lançado em 2014, há a faixa Drink que logo começa dizendo: ‘ Oh, me dê uma cerveja’. Em seguida, começa o relato de piratas que invadem uma casa em busca de cerveja e rum, pois, eles vivem disso.
6. Os Inocentes – Cala a boca
Ok, Os Inocentes não tocam heavy metal, mas abrimos uma exceção por uma proximidade ao estilo. Nesta música, os paulistanos mostram o dilema que passamos na juventude: experimentar os ‘prazeres’ que a vida oferece, como cerveja e cigarro ou escutar os conselhos dos mais velhos, que dizem que isto faz mal à saúde.
7. Mago de Oz – Gimme Some Lovin
A música ‘Gimme some Lovin’ do The Spencer David Group lançada em 1967, foi regravada diversas vezes ao longo dos anos.
Logo em seu primeiro disco, o Mago de Oz, fez uma readaptação da música e de uma forma bem humorada. Com a letra em espanhol, o grupo de Madrid, faz uma letra divertida (mantendo apenas o refrão original do grupo britânico) dizendo que não irá à missa na manhã aos domingos (algo tradicional nos países católicos), pois, estará no bar bebendo, uma vez que alugou a alma para o diabo.
Os espanhóis ainda brincam que preferem o inferno, que terá festa e cerveja, enquanto no céu é um lugar muito tedioso.
8. Chopper – Brindo Por Eso
A pioneira banda do heavy metal uruguaio, Chopper, lançou em seu segundo álbum, Sangrando, a música ‘Brindo por eso’.
A nona faixa do full-lenght lançado em 1997, fala sobre o caos do nosso sistema e como a bebida alivia o fardo da vida. Um brinde ao que exatamente?
9. Crucified Barbara – Bad Hangover
A extinta banda Crucified Barbara lançou 4 álbuns, mas que valem muito ser ouvidos e relembrados. Logo no ‘full-lenght’ de estreia, ‘In distortion we truste’, há a faixa de encerramento: ‘bad hangover’, que fala sobre a ressaca.
As suecas descrevem a terrível sensação de acordar após uma longa bebedeira e ter dores de cabeça (pelo corpo também) e prometer que não irá repetir mais esse ato. Entretanto, a canção relata que ainda há bebidas a serem consumidas.
Conforme as dores vão passando, as meninas vão criando coragem voltando a beber e repetir o ciclo de todos que adoram passar os finais de semana ao lado de uma cerveja.
10. Tankard – Die With A Beer In Your Hand
Começamos com o Tankard e terminamos com o próprio. O destaque fica para a quarta faixa do álbum Beast of Bourbon (2004): Die with a beer in your hand.
A música tem uma letra que é digna de alguém que vive com uma caneca de cerveja na mão: cheia de ideias desencontradas, com pitadas de bom humor e um brinde à cerveja. Dá a impressão que os alemães escreveram essa letra, após passar altas horas no boteco!
Morra com uma cerveja na mão é lema de muitos quando estão no bar com amigos se divertindo!