Por: (Arte Metal)
E foram cinco anos de espera até sair esse debut dos lusitanos do Trepid Elucidation. Cinco anos que valeram à pena, afinal o conteúdo deste primeiro álbum é acima da média e traz algo que foge um pouco dos padrões do estilo, no caso aqui o Death Metal.
Mas, o leitor mais atento que leu Death Metal e já imaginou riffs velozes, timbres fúnebres e bateria recheada de ‘blast beats’, pode se conter. Pois o diferencial da música do Trepid Elucidation é ser Death Metal, mas fugir do comum e pra isso a banda incrementa muitos outros elementos nas suas composições.
Quais seriam esses elementos? O primeiro deles é a veia intrincada das músicas, pois a banda adota linhas progressivas que tornam as composições versáteis. A isso aliam uma boa dose de melodia que contrasta com um clima obscuro das composições, algo que parece ter vindo de influências do Septicflesh. Mas, isso é um adendo e a sonoridade do grupo possui sua própria identidade.
A conclusão é que Upcoming Reality é um trabalho que une peso, técnica e melodia, resultando em um conjunto final da obra bem acima da média, ainda mais por se tratar de um debut. Tanto que o disco necessita de ser ouvido inteiro, até porque as músicas se completam, além de soarem bem equilibradas e com uma produção muito boa.
Nota: 8,5
Tracklist:
- Unquestionable Death
- Upcoming Reality
- Beyond Compassion
- Diminished into a Spacetime Interval
- Paradigm
- Corpse That Breeds
Link sobre a banda: