Por: (Arte Metal)
Retornando de seu segundo hiato após sete anos em 2014 (o primeiro ocorreu entre 1997 e 2007), a tradicional banda baiana The Cross lança um trabalho no formato de EP que trás duas novas composições e sua segunda demo The Fall (1993) como bônus. Um trabalho interessante que mostra que a banda, uma das pioneiras do Doom/Black Metal no Brasil, criou sua identidade há tempos.
Obviamente com uma produção de qualidade acima da média, as duas novas composições trazem variação e um dinamismo maior que os trabalhos anteriores. Porém, é impressionante como a banda mantém sua identidade mesmo estando sem gravar há duas décadas.
Das novas composições, Cursed Priest mostra um lado mais Black Metal e uma agressividade mais intensa. JáSweet Tragedy soa mais melódica, com uma aura mais triste e tendo a pegada Doom mais em voga. Porém, ambas soam como The Cross com guitarras bem densas, cozinha correta e os típicos vocais rasgados de Eduardo.
As três músicas de The Fall resgatam a tradição da banda que sempre primou pela mescla bem equilibrada entre o Doom e o Black Metal. Mostrando uma produção de qualidade pra época, principalmente em se tratando de uma demo, o trabalho foi o que marcou o território do The Cross.
Gravado no SD Studio com produção executiva de Eduardo Macedo e Eduardo Slayer, além de engenharia de Sidinei ‘Grim’ Falcão, Flames Through Priests possui uma sonoridade orgânica revestida com uma roupagem atual. O fato é que o retorno do The Cross traz de volta uma banda perita no estilo e que acrescenta e muito ao cenário metálico nacional.
Nota: 8,0
Tracklist:
01. Cursed Priest
02. Sweet Tragedy
03. Flames of Deceit
04. The Fall
05. Scars of an Illusion
Link sobre a banda: