Por: (Arte Metal)
Oriunda de Tatuí/SP, cidade conhecida pelo seu conservatório musical que revela/revelou diversos talentos da música em geral, o SYMPTOMEN consegue manter uma regularidade em seus lançamentos, já que, desde 2011 quando foi fundada, a banda lançou três álbuns completos, cinco trabalhos no geral contando um EP e um Split.
Outra regularidade vem na qualidade musical apresentada pela banda, já que conseguiram criar uma característica focada no Heavy Metal tradicional, porém sempre evoluindo e adicionando novos elementos em sua música. Isto é, uma banda que tem consciência e leva seu trabalho a sério.
“Welcome To Brazil” é um disco mais burocrático em relação aos seus antecessores, porém não no sentido pejorativo. O quarteto aqui mostra uma evolução técnica mais apurada, um som melhor lapidado e variações rítmicas em mais evidência. Leia-se músicas menos diretas, com mais quebradas e viradas intensas.
Nota-se um pouco de flerte com o Prog Metal, talvez em doses homeopáticas, e efeito da entrada do guitarrista Kim Malthus, que mostra riffs bem elaborados e solos propícios com melodias na dose certa. Mas nada que afete o Heavy Metal tradicional da banda, que continua empolgante e com uma pegada certeira.
A sessão rítmica é que a mais mostra versatilidade, com um baixo consistente e a bateria variando mais, soando menos direta, mérito de Manassés Procópio (baixo) e Ricardo Menezes (bateria). Tudo tendo à frente linhas vocais equilibradas e que se encaixam com a proposta da banda, a cargo de Iago Pedroso, que também é guitarrista.
Interessante as temáticas da banda, que como o nome do álbum denuncia, aborda os problemas do Brasil atual, com menção especial para a faixa Mud of Death, que retrata o desastre ambiental de Mariana, Minas Gerais. Destaque para a faixa título que também traz resquícios de Hard Rock e a ótima e variada Sinners.
Nota: 8,0
Tracklist:
- Mud of Death
- Welcome to Brazil
- Hail to the King
- Toxic Life
- Nation’s Disease
- Born in Hell
- Brazil I Am
- Sinners
- The End of Our Days
Link sobre a banda: