Por: (Arte Metal)
O SUFFOCATION sem dúvidas é um dos grupos pioneiros no que hoje chamamos de Technical Death Metal. E como um dos criadores e pilares do estilo, é claro que a banda traz algo mais enraizado em relação aos grupos formados nos últimos anos, que aliás, uma grande parcela virou uma masturbação de instrumentos, que acabaram se perdendo.
Inicialmente a banda liderada por Terrance Hobbs (guitarra) mantinha uma pegada mais tradicional e foi moldando devagar seu som. Mas, foi quando retornou de um hiato de quatro anos que a banda surgiu ainda mais engajada e com um instrumental intrincado, sem perder suas raízes.
Bom, ‘lenga-lenga’ à parte, o SUFFOCATION chega ao seu oitavo disco com duas novidades na formação: Charlie Errigo (guitarra) e Eric Morotti na bateria, este último com uma responsabilidade maior, afinal, substitui o ‘monstro’ Kevin Talley (DAATH, ex-DYING FETUS, DECREPIT BIRTH, SIX FEET UNDER e outras dezenas de bandas), que mesmo sem gravar no SUFFOCATION, inflacionou a qualidade no instrumento dentro do grupo.
Porém, as coisas não fugiram do controle, e apesar de algumas torcidas de nariz (a maioria sem nexo), o que vemos é um SUFFOCATION dando um considerável passo à frente, tanto na sua sonoridade (que continua 100% Death Metal), passando por suas letras e culminando até na parte gráfica, que é bem futurista.
Por fim, temos uma banda que mantém sua chama no Death Metal, adota uma roupagem mais atual, procura variar nos ritmos com quebradas e viradas insanas e sempre com uma coesão absurda. Ou seja, algo que qualquer grupo (de qualquer estilo), que se mantenha antenado na cena faria. Pode ficar tranquilo que é SUFFOCATION sim.
Nota: 8,5
Tracklist:
- Clarity Through Deprivation
- The Warmth Within the Dark
- Your Last Breaths
- Return to the Abyss
- The Violation
- Of the Dark Light
- Some Things Should Be Left Alone
- Caught Between Two Worlds
- Epitaph of the Credulous
Links sobre a banda: