Por: (Arte Metal)
Apesar de contar com outros integrantes e não ser exatamente uma ‘one-man-band’, o canadense Sig:Ar:Tyr tem como mentor Daemonskald, responsável por todos os instrumentos e vocal. Morgan Rider (baixo), Nich Ireland (bateria), Mike Grund (guitarra) acompanham o músico.
Northern é o quinto trabalho da banda, sendo o quarto full-lenght. Talvez o disco seja o mais pesado e menos arranjado do grupo que investe em algo em torno do Pagan/Folk Metal com influências obvias de Black Metal e Dark Ambiente. A maior referência seria o Bathory na fase mais épica, porém o Sig:Ar:Tyr tem suas próprias características.
Sempre incluindo passagens acústicas em meio aos riffs de guitarras e em outros momentos alternando com os ritmos mais pesados, no novo trabalho a banda investe menos nessa fórmula, porém a mantém. Aliás, as características estão presentes, mas pendendo para um lado mais agressivo.
Os riffs de guitarra estão mais consistentes, sendo que as levadas em ritmos marchantes continuam sendo a prioridade. Solos de qualidade aparecem com mais ênfase e a melodia continua mantida e equilibrada como a banda sempre soube fazer. Os vocais de Daemonskald continuam entre o rasgado e o sussurrado.
A produção se mostra mais refinada também e conseguiu deixar o som da banda mais lapidado, mesmo soando orgânica como deve ser. Destaque para as faixas Helluland, Crownless e Markland (The Hammer Fades) e suas incursões acústicas. O disco tem um início de qualidade e depois fica um pouco monótono. Não fosse tal fato a nota beiraria a máxima, porém, é um ótimo trabalho de qualquer forma.
Nota: 8,5
Tracklist:
- Helluland
- Crownless
- Runarmal
- Markland (The Hammer Fades)
- Skraeling
- Krossanes
- Vinland
- Northen
- Last Ship Sails
Links sobre a banda: