Symphony X. Foto: Leandro Pena.

Os americanos do Symphony X retornaram à São Paulo (após uma elogiada apresentação em Belo Horizonte) no último sábado de julho (27). Russel Allen (voz), Michael Romeo (guitarra), Michael Pinella (teclados), Jason Rullo (bateria) e Mike LePond (baixo) aterrissaram na Terra da Garoa para a sua décima primeira apresentação – a última havia sido no Monsters of Rock 2023, as quais acontecem frequentemente desde sua primeira visita, em 2000, com duas apresentações durante a “V Tour”, turnê do álbum “V: The New Mythology Suite”.

Antes da atração principal, tivemos a apresentação do guitarrista Luiz Toffoli que, juntamente com Cássio Marcos (voz), Marcos Janowitz (baixo), Léo Carvalho (teclado) e Pedro Tinello (bateria), tocou músicas de seu primeiro álbum solo, “Enigma Garden”, por quase uma hora, o suficiente para aquecer a plateia com seu progressive metal de qualidade.

Pontualmente às 22 horas, o quinteto de New Jersey (EUA) subiu ao palco do Tokio Marine Hall. Desde 2015 o Symphony X não lança material novo – o último álbum de estúdio foi “Underworld” (e tocado na íntegra, inclusive, no ano seguinte por aqui). Então o que vimos neste dia foi um repertório já conhecido, com um set-list que tem variado pouquíssimo nos últimos anos. “Iconoclast” e “Nevermore”, as faixas de abertura dos mais recentes álbuns, foram as primeiras a serem executadas nessa noite. Na sequência, “Inferno (Unleash the Fire)” do álbum “The Odyssey”, com Michael (o Romeo) mostrando todo seu virtuosismo nas seis cordas, seguida por “Serpent’s Kiss”, do álbum “Paradise Lost”, de 2007.

Symphony X. Foto: Leandro Pena.

Russel praticamente faz uma declaração de amor aos fãs por sua fidelidade e importância para com a banda, que é a deixa para a belíssima “Without You”, cantada em uníssono pela plateia, desde seus primeiros versos até seu refrão emocionante. Do álbum “Underworld”, que vem sendo a base das apresentações dos estadunidenses nas últimas turnês, assim como a anterior, a bem-vinda “To Hell and Back” foi a seguinte, seguida de “Evolution (The Grand Design)” e de “Run with the Devil”, para, em seguida, “Set the World on Fire (The Lie of Lies)” encerrar a parte regular do show.

Como mencionei anteriormente, o set-list da banda tem variado pouco, salvo algumas exceções – e estas boas exceções ficaram para o bis. Após um breve intervalo, foi a vez de Michael (o Pinella, desta vez) mostrar um pouco de seu talento em um solo de teclado, que serviu de introdução para a belíssima “Paradise Lost”. E para fechar em grande estilo, duas músicas do “The Divine Wings of Tragedy” que há quase dez anos não eram executadas: “Out of the Ashes” e a excelente “Of Sins and Shadows”.

Set-list
Iconoclast
Nevermore
Inferno (Unleash the Fire)
Serpent’s Kiss
Without You
To Hell and Back
Evolution (The Grand Design)
Run With the Devil
Set the World on Fire (The Lie of Lies)
(bis)
Paradise Lost
Out of the Ashes
Of Sins and Shadows

GALERIA DE FOTOS – SYMPHONY X

GALERIA DE FOTOS – LUIZ TOFFOLI

Fotos: Leandro Pena.

(Agradecimentos: Isabele Miranda Press, Acesso Music, Felipe Martinez e Top Link Music)