Opeth. 8 de fevereiro de 2023. São Paulo, Brasil. Foto: Leandro Pena.

Após uma terça-feira caótica na cidade de São Paulo, devido às fortes chuvas, pairou a dúvida de como seria o dia seguinte, o deslocamento até uma casa de shows nova (principalmente para eventos de rock em geral) no extremo sul da cidade, somado à uma espera de cerca de três anos por conta da pandemia. Por sorte, na noite de 8 de fevereiro não choveu, e a espera, enfim, iria se encerrar…

Três anos separam aquela primeira data e esta, e trinta anos (ou mais) separam os primeiros ensaios desta apresentação do Opeth, a única em território brasileiro. O quinteto formado por Mikael Åkerfeldt (voz, guitarra), Fredrik Åkesson (guitarra), Martín Méndez (baixo), Joakim Svalberg (teclados) e o recém-chegado Waltteri Väyrynen (bateria, ex-Paradise Lost), se apresentava pela quinta vez no país, e teve como retorno uma platéia bem maior que nas outras visitas, e casa praticamente lotada em todos os seus setores (ponto para a produtora Overload que, cerca de um mês antes, alterou o local – o que assustou até alguns fãs pelas redes socias, com medo de um novo adiamento).

Opeth. 8 de fevereiro de 2023. São Paulo, Brasil. Foto: Leandro Pena.

Alguns detalhes valem ser mencionados: a casa (Terra SP) por conta de sua arquitetura / estrutura possuía alguns pontos que prejudicam a visão dos espectadores (há duas pilastras próximas ao palco, além de um enorme espaço de mesa que som que dificultou um pouco a locomoção nos fundos). No início da apresentação (pontual), pude notar de onde estava (à frente do palco), alguns problemas de equalização do microfone de Mikael, que logo foram contornados. Logo depois, o som ficou perfeito.

E por mais de duas horas pudemos ver e ouvir a história do Opeth, de “Under the Weeping Moon” do álbum “Orchid” a “Allting tar slut” do mais recente “In Cauda Venenum”. Treze músicas, uma de cada álbum, escolhidas caprichosamente. Eles comemoram trinta anos, e os seus fãs ganharam essa noite inesquecível.

Grattis på födelsedagen, Opeth!

Set-list
Ghost of Perdition
Demon of the Fall
Eternal Rains Will Come
Under the Weeping Moon
Windowpane
Harvest
Black Rose Immortal
Burden
The Moor
The Devil’s Orchard
Allting tar slut

Sorceress
You Suffer (cover – Napalm Death)
Deliverance