Por Cesar Gomes Filho
Nota: 08.0/10.0
A KING OF SALEM é uma banda mexicana, cristã, que transmite a sua mensagem através do Power/Prog Metal. “Sovereign” é o seu primeiro álbum, caprichado, extremamente bem produzido e que vem obtendo reconhecimento até no meio secular. Eu não faço distinções quanto a fé das pessoas, cada um é cada um, então, ao contrário dos puristas, eu realmente não me incomodo com o fato desses gringos terem a vida de Jesus Cristo como fio condutor para as suas composições.
O vocalista é brasileiro, Lean Van Ranna, o que chamou a minha atenção. Menciono isso porque a base da banda está muito longe, então não imagino como ficaria a logística de shows em suporte a “Sovereign”. Problemáticas à parte, o fato é que este CD é muito bem finalizado, e chegou às nossas mãos com uma belíssima carta de recomendação da sua gravadora, a MS Metal. Poucas vezes ví tanto zelo e profissionalismo na apresentação de um material. Parabéns aos envolvidos. A produção aqui, quase que integralmente realizada no México é funcional, não enche os olhos mas também não compromete. A arte gráfica, também assinada por um brasileiro, reflete mais uma vez a fé dos seus músicos, obtendo um resultado expressivo.
Eu ouvi o material na íntegra, até porque eu precisava redigir este texto, e confesso que fui contemplado com um excelente conteúdo, que me entreteve e me trouxe certas doses de paz de espírito! Como estou acostumado a ouvir apenas barulho no meu dia a dia, dar um descanso aos ouvidos com músicas contemplativas as vezes é muito bom. Como destaques, fico com as ótimas “Before the End”, “The Way” e “Back to the Father”.