Por: (Arte Metal)
Finalmente, eis que, após o CD duplo trazendo o áudio da apresentação em Oslo, temos em mãos o show em vídeo no formato de DVD de “Forces of the Northern Night”. Melhor ainda, que assim como prometido, além do show na capital norueguesa, o material conta com outro DVD contendo a apresentação no WACKEN OPEN AIR de 2012.
No principal material, que é o show de Oslo, quem acompanha a banda é a Kringkastingsorkestret (The Norwegian Radio Orchestra and Choir) – orquestra e coral – numa produção / show primorosos. Com um repertório idêntico ao do CD, as pegadas de câmeras são perfeitas, detalhadas e com nível cinematográfico. Lembrando, que o show foi transmitido por uma TV local, então o grau de profissionalismo é alto. Vale destacar que a transmissão que está na internet contém imagens limitadas, sendo que no DVD há muito mais ‘takes’ delas.
A banda se mostra à vontade apesar do profissionalismo que emana da apresentação. O mesmo acontece com a orquestra e coral, mostrando certo despojamento por parte dos músicos e mais seriedade nos cantores. O mais interessante é notar como as mudanças e adaptações nos arranjos elevaram a qualidade de certas composições, principalmente as do álbum “Abrahadabra” (2010), mais recente disco da banda que soou um tanto quanto ‘sem sal’ em estúdio.
O primeiro DVD ainda conta com um mini-documentário de bônus (com legendas em inglês) onde o foco é a produção do trabalho, mas também a própria banda e um pouco do que é o Black Metal na visão dos músicos. Há entrevista com os integrantes, com o regente da orquestra e imagens descontraídas de ensaios. Muito interessante, mas que poderia ter legenda em português.
No show do Wacken, quem acompanha a banda é a National Czech Symphonic Orchestra da República Checa. O repertório é idêntico e a banda, naturalmente, mostra mais espontaneidade, afinal, o show de Oslo tinha toda aquela tensão porque seria (e foi) o material central.
O show se inicia com o dia ainda claro e mostra um aspecto diferente e ainda assim interessante. A apresentação é impecável também e a orquestra / coral que os acompanham faz um belo trabalho, principalmente se partirmos da premissa que o palco do WACKEN não foi exatamente estruturado pra receber tamanha produção.
Por fim, ao analisar esse material (incluindo aí o CD duplo) que o DIMMU BORGIR produziu, torna-se totalmente compreensível o porquê de a banda não ter lançado nada inédito nos últimos 7 anos (que já se tornarão 8 em breve). Por isso, “Forces of the Northern Night” não poderia ser diferente, um trabalho e tanto que deve ser conferido por amantes de música e arte em geral.
Nota: 9,0
Tracklist:
Disc 1
- Xibir (orchestra)
- Born Treacherous
- Gateways
- Dimmu Borgir (orchestra only)
- Dimmu Borgir
- Chess with the Abyss
- Ritualist
- A Jewel Traced Through Coal
- Eradication Instincts Defined (orchestra only)
- Vredesbyrd
- Progenies of the Great Apocalypse
- The Serpentine Offering
- Fear and Wonder (orchestra only)
- Kings of the Carnival Creation
- Puritania
- Mourning Palace
- Perfection or Vanity (orchestra only)
Disc 2
- Xibir
- Born Treacherous
- Gateways
- Dimmu Borgir (orchestra only)
- Dimmu Borgir
- Chess with the Abyss
- Ritualist
- A Jewel Traced Through Coal
- Eradication Instincts Defined (orchestra only)
- Vredesbyrd
- Progenies of the Great Apocalypse
- The Serpentine Offering
- Fear and Wonder (orchestra only)
- Kings of the Carnival Creation
- Puritania
- Mourning Palace
- Perfection or Vanity (orchestra only)
Link sobre a banda: