Por: (Arte Metal)
A inclusão de melodia no Metal mais extremo, o flerte com o Progressivo e o Heavy Metal, enfim, vários mixes de subgêneros não é novidade pra ninguém. Aliás, o Metal é um gênero quase que completamente explorado, então basta criatividade e/ou conhecimento de causa para fazer algo realmente de qualidade.
O Pictures of Pain opta por unir diversas facetas em sua sonoridade e se sai bem no que propõe. E olha que a missão da banda é difícil, já que superar o debut The Reckoning (2010) não é uma tarefa fácil, sendo que aqui no mínimo a banda conseguiu atingir a qualidade de seu disco de estreia.
World Demise traz músicas com estrutura de Metal tradicional, mas alia a isso passagens Doom Metal, Death Metal e Prog Metal, o que resulta em algo de extremo bom gosto. É a perfeita união entre o peso e a melodia, a sutileza e a agressividade, enfim, é um álbum de extremos.
Com um trabalho estupendo das guitarras, World Demise traz também uma cozinha coesa e um excelente trabalho do vocalista Hans Helge Iversen que alterna sua voz entre o lírico bem postado e equilibrado e o gutural rasgado, provando que o Pictures of Pain é uma banda de contrastes mesmo.
O novo disco soa um tanto quanto mais épico que seu antecessor, tendo uma produção orgânica e um clima mais ‘old school’, porém a banda consegue bem manter sua identidade. Sendo um disco que chama atenção já na primeira audição, fica difícil destacar uma ou outra faixa, mas ouça Legacy, Time, The Edge e As We Fall que são as primeiras a chamarem a atenção. Excelente!
Nota: 9,0
Tracklist:
- Legacy
- The Storm
- Time
- Out of Control
- I Walk Alone
- Truth and Lies
- The Edge
- As We Fall
- World Demise
Links sobre a banda: