Por: (Arte Metal)
O primeiro disco do GAMMA RAY com KAI HANSEN acumulando as funções de vocalista e guitarrista é um verdadeiro clássico do Metal melódico. Não que os três primeiros discos gravados com RALF SCHEEPERS não sejam bons, pelo contrário, mas “LAND OF THE FREE” moldou de vez a proposta da banda.
O que seu ouviu neste quarto disco de estúdio dos alemães, é o que a banda transmite em suas composições até os dias atuais, ao menos antes do próximo lançamento que provavelmente contará com o novo vocalista Franck Beck. O disco também ganhou uma versão comemorativa de aniversário e não podia ser diferente.
“Land of The Free” começa ousando com a épica Rebellion In A Dreamland com seus mais de oito minutos e que se tornou um clássico obrigatório até hoje nos shows da banda. Man On A Mission, que segue o jogo, é outro hit, assim como a faixa título que se tornou música de abertura nos concertos da banda por um bom tempo.
Não bastasse tais composições, ainda há as fantásticas Farewell e Time To Break Free, esta última cantada por ninguém menos que Michael Kiske (HELLOWEEN, UNISONIC). Aliás, participações especiais não faltaram no disco, incluindo ai Sascha Paeth (ex-HEAVENS GATE) e HANSI KURSCH (BLIND GUARDIAN).
O relançamento traz ainda um CD bônus com versões instrumentais, gravações ao vivo em estúdio, além de pré-produções de faixas já conhecidas da banda. Vale destacar que o encarte é todo especial, com texto e fotos representando a época, o que torna o trabalho definitivamente de colecionador e histórico.
Nota: 9,0
Tracklist:
Disc 1
- Rebellion in Dreamland
- Man on a Mission
- Fairytale
- All of the Damned
- Rising of the Damned
- Gods of Deliverance
- Farewell
- Salvation’s Calling
- Land of the Free
- The Saviour
- Abyss of the Void
- Time to Break Free
- Afterlife
Disc 2
- Heavy Metal Mania (Holocaust cover)
- As Time Goes By (pre-production version)
- The Silence ’95
- Dream Healer (instrumental) (live at Chameleon Studios 2017) instrumental
- Tribute to the Past (instrumental) (live at Chameleon Studios 2017) instrumental
- Heaven Can Wait (instrumental) (live at Chameleon Studios 2016) instrumental
- Valley of the King (instrumental) (live at Chameleon Studios 2016)
Links sobre a banda: