Por: (Arte Metal)

O FIREGUN surgiu em 2009 e lançou o EP “What’s the Reason?” em 2013. Adotando uma proposta que descende do Thrash Metal noventista, mais conhecido hoje como Groove Metal, a banda de Guarulhos/SP finalmente chegou ao seu debut em 2017, este “Inheritance of a Blind Nation”.

Essa espera de oito anos por um álbum completo valeu à pena, pois este debut é de qualidade ímpar. Afinal, a banda não soa clichê perante o que propõe e demonstra influências que vão desde o Crossover dos anos 80 (NUCLEAR ASSAULT, ANTHRAX) nos riffs e bases, passando pelo já citado Thrash Metal dos anos 90 e carrega uma veia atual de nomes como LAMB OF GOD e afins.

O forte e mais interessante quesito da banda é a variação rítmica, pois suas composições alternam velocidades e momentos mais cadenciados sem perder a essência agressiva e o peso. E, apesar do estilo proposto, a banda dosa bem o ‘groove’ de suas composições, não as deixando maçantes no ‘pula-pula’.

A produção pode ser melhorada, o que não significa que é ruim, pelo contrário, acertaram em cheio na timbragem e a naturalidade também tira aquele estigma plastificado de muitas bandas atuais. Destaque para faixas como Blind Nation, Abuse of Power, Back With The Fuck Up! e Rise. Debut aprovado!

Resultado de imagem para FireGun – “Inheritance of a Blind Nation”

Nota: 8,5

Link sobre a banda:

Facebook

Escrito por

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.