Por: (Arte Metal)
O Ex Deo, para quem não conhece, é um projeto de Maurizio Iacono, vocalista do Kataklysm. Ele tem ao seu lado seus colegas de Kataklysm J-F Dagenais e Stéphane Barbe (guitarras), Olivier Beaudoin (bateria), além de Dano Apekian (baixo, Ashes To Ashes).
Este é o terceiro disco da banda que investe em um Death Metal mesclado com sinfônico, estilo que vem se tornando bem forte e representado por nomes como Fleshgod Apocalypse e Equilibrium, entre outros. Claro que o Ex Deo tem suas particularidades e características.
Por se tratar de uma banda norte-americana (sim amigo, Canadá é na América do Norte), o grupo tem uma levada mais dinâmica que resulta automaticamente em uma agressividade muito bem vinda ao estilo. Isso se reflete em guitarras pesadas, riffs potentes e uma cozinha consistente e segura.
Além disso, Iacono é um tremendo vocalista e aposta em um vocal mais inteligível aqui, afinal a banda segue um conceito que é o de contar passagens da história dos romanos. No novo disco abordam Hannibal, que travou uma guerra estrondosa com o império e marcou época como um dos principais inimigos deles.
Com orquestração do holandês Clemens Wijers (Carach Angren), o disco possui grandes arranjos que condizem com o tema e enriquecem o lado ‘belo’ do trabalho. The Rise of Hannibal, Crossing of the Alps, The Spoils of War e The Roman são faixas fenomenais. Um disco e tanto para um ‘projeto’!
Nota: 8,5
Tracklist:
- The Rise of Hannibal
- Hispania (The Siege of Saguntum)
- Crossing of the Alps
- Suavetaurilia (Intermezzo)
- Cato Major: Carthago Delenda Est!
- Ad Victoriam (The Battle of Zama)
- The Spoils of War
- The Roman
Link sobre a banda: