Por: (Arte Metal)
Foram cinco anos entre o debut e este novo trabalho, sendo que os britânicos do Dakesis passaram por uma reformulação considerável. Afinal o vocalista e guitarrista da banda Wayne Dorman deixou o grupo em 2013 e mesmo sendo a única baixa fez certa diferença no que concerne à sonoridade do grupo.
Preferindo não substituir seu ex-integrante, o grupo optou pela tecladista Gemma Lawler assumindo de vez os vocais (ela já duelava com Dorman no disco anterior) e a escolha foi mais do que acertada. Afinal, a cantora possui uma voz forte, sabe equilibrar suas linhas e canta de forma natural, lembrando um pouco Lana Lane.
The New Dawn soa mais progressivo e bem menos Power Metal que seu antecessor e ainda é mais denso, além de melhor produzido. Com uma sonoridade atual e menos estridente, mostra uma evolução considerável e coloca a banda em um patamar ainda mais alto.
As guitarras estão bem equilibradas em suas funções, assim como a cozinha coesa e os arranjos de teclados muito bem encaixados. O clima do disco é mais emotivo e flerta bem de leve com a música clássica, dando uma beleza extra ao trabalho. Isso sem contar que a banda não exagera em técnica e possui mais ‘feeling’.
São doze composições, além de uma intro e três músicas bem longas (uma delas com mais de 17 minutos!), sendo essa a única ressalva pro disco que cansa um pouco até chegar ao final. Porém, os bons adjetivos fazem a diferença e o resultado final é um trabalho bem legal. Vale à pena conferir.
Nota: 8,0
Tracklist:
- Overture
- The New Dawn
- Betrayal
- Destined for the Flame
- The Great Insurrection
- To Conquer or Die
- Intermezzo Meridian
- Judgement Day
- The Sacrifice
- Autumn
- The Seventh Sky
- Call to Freedom
- By the Fading Light
Links sobre a banda: