Por: (Arte Metal)
Banda jovem oriunda da Alemanha, o ADVENA chega ao seu primeiro trabalho após cinco anos de estrada. O grupo une em “Realität” toda a bagagem que adquiriram neste tempo. Inicialmente uma banda de Metalcore, hoje o quinteto traz desde essas influências até o Melodic Death Metal e o Thrash.
A primeira característica que chama atenção na banda é a forma como equilibram as coisas. Afinal, quando vemos sobre sua gama de influências, logo pensamos em algo extremamente moderno. Mas o ADVENA foge desses excessos e consegue trazer uma sonoridade atual, porém preservando elementos orgânicos.
Aliás, a banda se assemelha a muitos nomes do Melodic Death Metal dos anos noventa em suas variações. Os vocais limpos, por exemplo, não soam piegas e nem pop, são linhas mais complementares e sombrias. Mas, vale destacar que a dominância fica por conta dos guturais.
O instrumental é consistente, com riffs dinâmicos e sólidos, sendo que a cozinha comanda a variação rítmica cheia de quebradas e viradas. Com agressividade, a banda consegue manter uma dinâmica interessante e ainda dá espaços para arranjos de teclados que enriquecem as composições.
A banda canta em alemão, mas é quase imperceptível e nota-se mesmo quando se lê o encarte. A produção boa só precisava de mais consistência, os timbres soam um pouco leves para a proposta da banda. No mais, “Realität” é um disco bem bacana e deve ser conferido.
Nota: 8,5
Links sobre a banda: