“Blind Words” é uma crítica às mentiras institucionalizadas no âmbito dos relacionamentos sociais e políticos | Foto: Sofia Munayer
A banda mineira OverDose, atualmente formada por Vitor Santos (vocal), Claudio David e Diego Quites (guitarras), Filipe Duarte (baixo), e Tiago Vitek (bateria), apresenta o terceiro single após a retomada de suas atividades. Trata-se de “Blind Words”, composição do guitarrista fundador, Claudio David, que também assina a produção completa. “Compus ‘Blind Words’ na pandemia, quando tinha muito tempo para tocar. As bases e os vocais têm influências de Judas Priest, Pantera, Anthrax, entre outras, mas com o DNA do OverDose. Soa tipo um thrash metal com uma pitada de rock’n’roll”, descreve.
“Blind Words” apresenta uma análise incisiva das estruturas de poder e das falhas nas relações humanas, destacando-se como uma crítica direta às lideranças políticas, religiosas e sociais. A letra denuncia o contraste entre o acúmulo de riquezas e a persistência da fome, além de expor como discursos manipuladores são usados para perpetuar privilégios sustentados por ideologias questionáveis. “Além disso, critica a preponderância das mentiras no âmbito da amizade e da convivência social, tornando os relacionamentos mais superficiais e instáveis. As pessoas não se sentem mais culpadas por propagarem ‘pequenas mentiras’. É o que o filósofo e psicanalista Jacques Lacan chamava de ‘Quebra do Significante’. Por isso, ‘Blind Words’ é uma crítica às mentiras institucionalizadas no âmbito dos relacionamentos sociais e políticos”, detalha Claudio David.
Confira o single “Blind Words”
O primeiro single divulgado nesta nova fase foi “Século XXI”, que faz referência ao split LP OverDose (“Século XX”) / Sepultura (“Bestial Devastation”), lançado em 1985, dois anos após a criação da banda, em Belo Horizonte. Durante sua trajetória, o OverDose obteve várias conquistas e após promover cinco trabalhos lançados pela gravadora brasileira Cogumelo Records, assinou, em 1993, com a americana Futurist Label Group, que lançou internacionalmente os álbuns “Progress of Decadence” (1993) e “Scars” (1995).
A breve, porém intensa, carreira internacional resultou em extensas turnês na América do Norte e na Europa, assim como históricas participações em festivais, como a edição mais icônica do Dynamo Open Air na Holanda (1995). No mesmo ano, o grupo participou do CMJ (EUA), um festival que premiava anualmente com uma apresentação conjunta as bandas com maior rotação no Top 10 das rádios universitárias americanas. Na ocasião, o OverDose se apresentou com Skid Row e Korn. A banda também realizou memoráveis turnês como banda de abertura, com destaque para Mercyful Fate na América do Norte e Grip Inc., de Dave Lombardo, em parte da Europa.
Os singles “Século XXI”, “João Sem Terra” e “Bind Words” estão disponíveis em todas as plataformas digitais. A banda informa que está abrindo a agenda para 2025 e produtores interessados em levar o OverDose para seu evento ou festival, deverão entrar em contato pelo e-mail overdosebrazil@gmail.com.
Spotify: https://tinyurl.com/bdcmaus4
Mídias Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/overdose_banda/
Facebook: https://www.facebook.com/overdosebrazil/
TikTok: @overdose_banda