Nos dias 29 e 30 de abril acontece, pela primeira vez em nosso país o Summer Breeze Brasil. O evento ocorrerá no Memorial da América Latina, em São Paulo, e contará com mais de quarenta atrações, tanto nacionais quanto internacionais, em diversos estilos do rock e heavy metal.
O Hard Rock será bem representado no festival, pelas veteranas Skid Row e Vixen, pelo dream team The Winery Dogs, Velvet Chains e pelos europeus do H.E.A.T.
Skid Row
Por mais que seguisse firme na estrada, até muito pouco tempo atrás o Skid Row sofria com a falta de seu ex-vocalista Sebastian Bach. Foram diversas tentativas de um recomeço com substitutos para voltar ao estrelato que obteve no final dos anos 80 até meados da década de 90. Do saudoso Johnny Solinger passando por Tony Harnell (TNT) até ZP Theart (Tank, Dragonforce). Nem o fã mais otimista poderia pensar que a banda americana de hard rock voltaria aos holofotes. Porém, a entrada do sueco Erik Grönwall (ex-H.E.A.T) mudou completamente o panorama.
O resultado da união se deu com o álbum “The Gang’s All Here” (2022), primeiro full do Skid Row desde “Revolutions per Minute” (2006). “Mandamos todas as músicas do disco e ele gravou 80% antes que chegássemos em Las Vegas. Entre nós quatro e o nosso produtor, Nick Raskulinecz, não havia outro nome. Nick disse ‘coloquem ele num avião agora!’ e a gente disse ‘não sabemos se ele está em condições de pegar um avião agora, cara!’. Foi Nick quem decidiu que gravaríamos remotamente e os dois ficaram em contato para que isso acontecesse”, detalhou Rachel Bolan. “A gente nunca sabe o que vai acontecer, mas tínhamos uma intuição muito boa de que tudo se encaixaria muito bem. Assim que nos reunimos na mesma sala, nos demos muito bem! Começamos a tocar e todos se olharam dizendo ‘Sim! Vai dar certo!’”, acrescentou.
Se você é fã, não se preocupe. O repertório dos shows ainda traz os grandes clássicos, como “18 and Life”, “Piece of Me”, “I Remember You”, “Youth Gone Wild”, “Monkey Business”, “Slave to the Grind”, “The Threat”, “In a Darkened Room”, “Riot Act” e outros. A reestreia de uma banda que era gigantesca e promete reconquistar seu espaço no Brasil está marcada para abril de 2023 no Summer Breeze. Aguarde para ver Erik Grönwall (vocal), Dave “Snake” Sabo e Scotti Hill (guitarras), Rachel Bolan (baixo) e Rob Hammersmith (bateria) em ação.
O Skid Row se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 29 de abril, sábado, no Hot Stage.
Vixen
O festival “Summer Breeze” marcará a estreia do Vixen em território brasileiro. Formada atualmente por Lorraine Lewis (vocal, ex-Femme Fatale), Britt Lightning (guitarra), Roxy Petrucci (bateria) e a brasileira Julia Lage (baixo), a banda americana de hard rock foi criada em Saint Paul/Minnesota no início dos anos 80.
O debut, “Vixen”, lançado pela EMI em setembro de 1988, foi um álbum planejado para dar certo. Para sua produção foram contratados David Cole, Rick Neigher, o experiente Spencer Proffer e o cantor e compositor Richard Marx. Para reforçar, as garotas ainda contaram com a adição do tecladista Derek Nakamoto, enquanto que na faixa “Desperate” tiveram a participação de Vivian Campbell, à época guitarrista do Whitesnake e hoje no Def Leppard.
A revista Rolling Stone listou os 50 melhores álbuns de ‘Hair Metal’ de todos os tempos, e “Vixen” ficou em 43° lugar. Além disso, ficou em 41° posto na Billboard 200, 39° no Top German Albums, 47° na Suécia e 66° no Reino Unido.
Vixen se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 30 de abril, domingo, no exclusivo Waves Stage, e no mesmo dia, mais tarde, no “Summer Parties” na Audio.
The Winery Dogs
Quase dez anos depois da primeira aparição do The Winery Dogs no Brasil, o supergrupo formado por Richie Kotzen (vocal e guitarra), Billy Sheehan (baixo) e Mike Portnoy (bateria) retornará para uma apresentação no “Summer Breeze”.
O trio lançou seu primeiro disco, autointitulado, em 2013, trazendo uma pegada mais crua e próxima do classic rock, mas mantendo o talento e a criatividade dos músicos em evidência. Kotzen explicou que o entrosamento foi imediato. “Hot Streak”, lançado em 2015, pareceu mostrar que o trio tinha vindo para ficar. Mais entrosados após mais de cem shows ao redor do mundo, apresentou uma musicalidade de alto nível, como nas faixas “How Long”, “Oblivion”, “Devil You Know”, “Ghost Town” e “The Bridge”. “Desta vez fizemos o álbum como uma banda de verdade. Agora somos um grupo legítimo, não apenas três indivíduos num mesmo ambiente. Criativamente, no entanto, posso dizer que não foi diferente do que fizemos no primeiro. O modo como compusemos as músicas e colaboramos uns com os outros foi basicamente o mesmo”, declarou Mike Portnoy. “Um grande diferencial foi a realização de mais de cem shows ao redor do mundo. Estivemos juntos em ônibus de turnê, aeroportos, aviões e restaurantes, convivemos dentro e fora do palco, e esses momentos foram a experiência que queríamos para o segundo disco. O processo foi mais interessante agora porque viramos todos amigos. Isso ajudou a irmos mais a fundo nas músicas, o que está refletido em ‘Hot Streak’, que tem mais a identidade da banda”, completou Billy Sheehan.
O trio deu uma pausa nas atividades em abril de 2017 e retornou para uma turnê pelos EUA em 2019. Agora, os fãs e os músicos estão sedentos para voltar aos palcos e o “Summer Breeze” será perfeito para isto.
The Winery Dogs se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 30 de abril, domingo, no Ice Stage.
H.E.A.T
Criado em 2007 na cidade de Upplands Väsby e baseando sua musicalidade no hard, AOR e melodic rock, o grupo sueco H.E.A.T fará a sua estreia em solo brasileiro. Voltando a contar com quase todos os integrantes originais – Kenny Leckremo (vocal), Dave Dalone (guitarra), Jimmy Jay (baixo), Don Crash (bateria) e Jona Tee (teclado) –, o grupo atualmente promove o álbum “Force Majeure” (2022), seu sétimo de estúdio.
O vocalista Kenny Leckremo, que registrou os dois primeiros álbuns, “H.E.A.T” (2008) e “Freedom Rock” (2010), havia deixado a banda em sua fase de maior expansão, já que em 2009 tocara no “Melodifestivalen”, a qualificação sueca para o festival Eurovision, chegando à rodada final com a música “1000 Miles”. Naquela fase, inclusive, o H.E.A.T realizou uma turnê com a banda solo do saudoso Andre Matos na Europa. “Foi uma turnê muito boa, o nosso primeiro grande giro pela Europa. A banda principal era o Edguy, junto com Andre Matos e o H.E.A.T abrindo. Nos divertimos muito com Andre e a banda dele, pois dividimos o mesmo tour bus”, disse à época o guitarrista Eric Rivers, que deixou o grupo em 2016.
Após a saída de Erik Grönwall, que vinha passando por problemas de saúde e deixou a banda em comum acordo durante o seu tratamento para leucemia, em 2020 veio o anúncio de que Kenny Leckremo seria o substituto de Grönwall. “É como uma chance de redenção. Estou emocionado por estar de volta e por fazer parte do que o H.E.A.T é hoje. Não mais apenas uma sombra do passado, mas uma força para o futuro. O legado do H.E.A.T continua”, declarou Leckremo, que fez a sua reestreia com “Force Majeure”, lançado em 2022.
H.E.A.T se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 30 de abril, domingo, no Hot Stage.
Velvet Chains
A banda oriunda de Las Vegas, Velvet Chains, que vem despontando cada vez mais no cenário do hard rock internacional, estreou oficialmente sua nova formação com o lançamento do EP Morbid Dreams, disponível desde a última semana nas plataformas digitais de streaming. O trabalho vem na sequência do aclamado álbum de estreia, “Icarus”, que foi lançado em 2021.
Além de singles divulgados anteriormente, como as aclamadas “Last Drop”, “Back on the Train” e “Can’t Win”, o novo EP conta com duas músicas totalmente inéditas até então: “Hiding From Stars” e “Fade Away”. Apesar de estar com um trabalho recém-saído do forno, o Velvet Chains, que vem excursionando bastante em território norte-americano durante este ano, não pretende parar de trabalhar e produzir: “Estamos orgulhosos dessas seis músicas e queríamos lançá-las o quanto antes. Ao mesmo tempo, estamos empolgados com o crescimento e a evolução da banda. Queremos capturar isso no estúdio com o próximo punhado de músicas”.
Munidos de guitarras melódicas e riffs pesados, vocais poderosos e cozinha cheia de groove e força, o Velvet Chains se apresentou recentemente nos festivais americanos Rock Fest e Blue Ridge Rock Fest, além de diversos shows ao lado de Todd Kerns (Slash Feat. Myles Kennedy e The Conspirators, The Age of Electric) e uma residência no The Barbershop (The Cosmopolitan), em sua cidade natal, Las Vegas. E este é só o começo. O trabalho infindável do grupo vem extrapolando as fronteiras norte-americanas e levando o som do Velvet Chains para novos territórios. No Brasil, alcançaram números expressivos nas plataformas de streaming e obtiveram grande atenção da mídia especializada.
O Velvet Chains se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 30 de abril, domingo, no Sun Stage.
Ingressos à venda na plataforma Ticket 360 pelo link: https://www.ticket360.com.br/summerbreeze
Ponto Físico de venda sem taxa de conveniência – Bilheteria Ticket360
Avenida Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca, São Paulo – SP, 05001-100
Para mais pontos de venda físico (com taxa de conveniência) – www.ticket360.com.br
Mais informações sobre o festival em https://summerbreezebrasil.com/