– Vamos começar literalmente do início. De quem foi a ideia do projeto e o que significa o nome QUANTUM NOCTEM? O que este nome representa pra vocês?
A ideia foi minha (Matheus) e do guitarrista Márcio Oliverr. Em termos literais o nome Quantum Noctem poderia ser algo como “a menor partícula da noite”, se considerarmos a noite como algo palpável. Para nós significa que até mesmo uma parte tão pequena de algo até então intangível pode possuir um universo próprio.
– “Utopia” é o primeiro álbum da banda, mas por qual razão vocês não lançaram Singles ou EPs antes dele?
Tínhamos ideias para composição, fomos compondo e quando voltamos nossa atenção para a forma que estávamos trabalhando, resolvemos que valeria mais a pena lançar um trabalho completo.
– A produção ficou com a própria banda. Como foi este processo?
Isso mesmo. O processo não é tão complexo, mas exige que a criatividade esteja em dia.
– E as composições? Como vocês trabalham o processo de composição?
Sem estudar ou analisar as ideias nos sentamos, testamos harmonias e mudanças rítmicas e já vamos direto para a gravação definitiva dos elementos. Isso faz com que as músicas desde o início já possuam as características finais.
– A agenda atual da banda está cheia? Como estão sendo os shows de vocês até aqui?
No momento estamos adequando as nossas agendas individuais para conciliar datas e poder liberar a agenda para shows.
– A arte da capa foi assinada por João Duarte e ela é um arregaço. Qual a mensagem por trás dela?
Literalmente a representação do universo de Utopia. No conceito do nosso álbum, Utopia é um mundo paralelo criado para não ter a interferência do destino. A capa foi feita para representar essa ideia.
– A minha preferida é “Lack of Justice (Eletric Charge)”.
Ela tem tido muita aceitação junto aos fãs? Aliás, quais as preferidas de vocês no material?
Em todas as análises e avaliações todos têm falado muito bem dela. Nossas favoritas são Combustion, Time Machine, Wheel of Destiny e Dream Slayer.
– “Time Machine” tem uma ideia que vai além do que o título transparece, não é verdade? Poderia dar algum spoiler pros fãs que não tiveram contato com as letras do material?
Essa música fala justamente do momento que que nosso personagem entende que está em um mundo paralelo e usando de alguns artifícios e conhecimentos consegue uma forma de avançar e voltar no tempo na tentativa de reverter alguns acontecimentos.
– Planos para o futuro? Quais os próximos passos da carreira da QUANTUM NOCTEM?
Pretendemos lançar alguns clipes, iniciar os shows e obviamente lançar material novo. A ideia do próximo álbum já está no forno…, mas antes teremos alguns singles… provavelmente.
– Obrigado pelo tempo concedido ao Portal do Inferno, mandem notícias da cena de Brasília…
Agradecemos a oportunidade. Acreditamos ser mais uma pequena peça que pode contribuir para o crescimento da cena na capital federal. Com certeza teremos grandes notícias da nossa cena por aqui em breve.