O Metal Church está oficialmente confirmado no casting do Live n’ Louder Festival, a ser realizado em São Paulo no dia 14 de Abril.
Oriundo da mítica cena thrash da costa Oeste estadunidense do começo dos anos 1980, o Metal Church lançou seu primeiro álbum, auto-intitulado, em 1984, com três faixas de uma demo do grupo, além de um cover devastador para Highway Star do Deep Purple. O disco vendera 70 mil cópias de modo independente antes de a banda assinar contrato com a Elektra [por indicação de Lars Ulrich e James Hetfield do Metallica], que relançou o trabalho e o divulgou apropriadamente, levando a obra a vender mais de um milhão de cópias mundialmente.
Em 1986, a banda lançou seu segundo álbum, The Dark, e saiu e turnê já com pequenas alterações em sua formação, que agora incluía o vocalista Mike Howe e o valorizado técnico de guitarra Joh Marshall – roadie do Metallica – no quadro. The Dark tem em Ton of Bricks seu ponto alto, e a música é considerada pela crítica especializada como um dos hinos do Metal dos anos 80.
Ao longo dos anos, enquanto a maioria das bandas de Metal cedeu à onda do ‘hair metal’ e da cena glam, o Metal Church manteve-se fiel ao thrash, lançando discos cada vez mais pesados, como Blessing In Disguise e The Human Factor. A banda hibernou durante os anos 1990, e voltou em 1999 com o lançamento de Masterpeace, e desde então tem se mantido na ativa e lançando novos álbuns regularmente, além de ser presença constante no circuito internacional de festivais.
O Live n’ Louder Festival terá o Twisted Sister como headliner e será realizado no Espaço das Américas. Várias outras atrações ainda serão confirmadas.