Por: (Arte Metal)
O Arkona sem dúvidas é um dos principais nomes do Metal russo, que possui boas bandas, mas pouco poder de expansão. Hoje, a banda liderada pela talentosa Masha “Scream” Arkhipova (vocal/teclado/guitarra e instrumentos de apoio) pode ser considerada um dos principais nomes do Pagan/Folk Metal mundial.
Neste oitavo disco, originalmente intitulado Возрождение (Vozrozhdenie, em nosso alfabeto) fica a prova da evolução da banda, pois trata-se do debut gravado originalmente em 2004 e agora regravado com a banda atual, mostrando uma conexão entre o passado e presente do grupo.
E, a música da banda não tem muito segredo. O que fala mais alto aqui não é a originalidade, mas sim a identidade própria e a forma de se executar uma fórmula que hoje já soa comum aos ouvidos de todos os headbangers do mundo. O diferencial é a pegada, a dinâmica e o equilíbrio.
Os ritmos dançantes do Folk Metal aqui perdem um pouco sua aura alegre e dão espaço à fúria, sendo executados de forma agressiva e com uma certa ‘carranca’ sonora que a banda consegue impor. Tudo se completando, com passagens e instrumentos de arranjo bem encaixados, além de Masha e sua versatilidade em cantar e urrar, forma que deveria ser aderida por mais garotas no Metal.
Por fim, a produção que não exagera na ‘envernizarção’ do som, deixa um ar mais natural e soa equilibrada (só poderia conter mais peso). A arte gráfica é muito bela, com cores bem escolhidas e com aspecto que condiz com a proposta sonora. A versão nacional vem em uma linda digipack. Vale à pena.
Nota: 8,5
Tracklist:
- Коляда
- Масленица
- К дому Сварога
- Чёрные вороны
- Возрождение
- Русь
- Брате славяне
- Солнцеворот
- Под мечами
- По звериным тропам
- Заложный
- Зов предков
Links sobre a banda: