Por: (Arte Metal)
A banda paulista Perc3ption é um dos nomes mais interessantes do Power/Prog Metal nacional. Isso já ficou provado no primeiro disco Reason and Faith (2013), que mostra uma banda consistente, individualmente brilhante e com um senso de composição absurdo.
Todos estes fatores só fizeram com que a banda se esforçasse ainda mais neste segundo disco e se não conseguiram superar seu antecessor, no mínimo o igualam. Fato é que o novo trabalho coloca a banda em um patamar acima, mostra mais maturidade e tem suas próprias características.
Once and For All mostra um Perc3ption mais versátil, com maior variação rítmica e ao mesmo tempo burocrático. Se o leitor acha que o último quesito soa pejorativo, se engana, afinal quando se há necessidade de soar de tal forma e o é feito, a coisa só pode ser positiva.
Impressiona como conseguem caminhar na tenuidade existente entre o Power Metal e o Prog Metal, mantendo um equilíbrio que só traz ainda mais qualidade às suas músicas. O instrumental beira a perfeição com riffs bem elaborados, solos memoráveis e uma cozinha que se destaca pela variação e alternância de ritmos que soam como um dos pontos fortes do trabalho.
O estreante vocalista Dan Figueiredo passou no teste e fez seu papel com maestria, ajudando a dar um ar ainda mais emotivo ao disco, que tem tal sentimento como principal característica. Com co-produção e ajuda nos arranjos de teclados de Edu Falaschi (Almah, ex-Angra, Symbols), além da participação de outros músicos, Once and For All é sem dúvidas um dos melhores lançamentos nacionais.
Nota: 9,0
Tracklist:
- Persistence Makes the Difference
- Oblivion’s Gate
- Rise
- Immortality
- Braving the Beast
- Magnitude 666
- Welcome to the End
- Extinction Level Event
- Through the Invisible Horizons
Links sobre a banda: